O que é o RoHS?

 

A lei do sem chumbo

RoHS, do inglês Restriction of Hazardous Substances, é uma diretriz de restrição de uso de certas substâncias perigosas em produtos industrializados.

O RoHS é também conhecido como “a lei do sem chumbo” (lead-free) mas esta diretiva também trata de outras cinco substâncias.

O sistema RoHS é um conjunto de normas a serem seguidas que foi adotado pela União Europeia em fevereiro de 2003 e entrou em pleno vigor em 2006. A partir dessa data nenhum produto usando as substâncias cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente [Cr(VI)], bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb) em seus processos de fabricação pode ser comercializado na Europa.

O chumbo, inspirado ou ingerido, pode afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, em especial o sistema nervoso central, o sistema reprodutivo e os rins. Em grandes quantidades, o chumbo pode reduzir o tempo de reação, fraqueza nos dedos, punhos e calcanhares, afeta a memória e causa anemia.

Apesar de nos Estados Unidos não existir nenhuma norma similar ao RoHS ou ao WEEE, o Estado da Califórnia aprovou uma lei proibindo o comércio de qualquer equipamento eletrónico que tenha tido sua venda proibida na Europa por causa da presença de metais pesados. Esta lei, que é chamada “o RoHS da Califórnia”, entrou em vigor em Setembro de 2003, com Janeiro de 2007 como o prazo final para que todas as empresas se adequem.

A Bakelitsul usa a diretiva RoHS em seus produtos sempre pensando no bem estar e na satisfação, com respeito e seriedade a seus clientes.


 
Newsletter
 

BakelitSul Acessórios Industriais


Componentes padronizados para máquinas e equipamentos

Rua Jacob Luchesi, 2135 - 95032-000 Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul - RS - Brasil
SSL
Selo Google
 

54 3027-3245