facebook
Bakelitsul
Minha conta

Olá, cliente!
Entre ou Cadastre-se

Meu carrinho 0

RoHS, é uma diretriz de restrição de uso de algumas substâncias perigosas para que não sejam usadas em processos de fabricação de produtos.

A lista de substâncias não aprovadas pelo ROhS são as seguintes:

  • Chumbo(Pb)
  • Mercúrio(Hg)
  • Cádmio(Cd)
  • Cromo hexavalente
  • Polibromato bifenil(PBB)
  • Éter difenil polibromato(PBDE)

Qual é o significado da sigla RoHS?

RoHS é a abreviação para Restriction of Hazardous Substances. Traduzindo para o português Restrição de Substâncias Perigosas!

Quando o RoHS foi criado?

Adotada em fevereiro de 2003 o sistema RoHS é um conjunto de normas a serem seguidas e entrou em pleno vigor em 2006. A partir dessa data nenhum produto usando as substâncias cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente [Cr(VI)], bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb) em seus processos de fabricação pode ser comercializado na Europa.

Como o ROhS pode me ajudar?

O chumbo, inspirado ou ingerido, pode afetar praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo humano, em especial o sistema nervoso central, o sistema reprodutivo e os rins. Em grandes quantidades, o chumbo pode reduzir o tempo de reação, fraqueza nos dedos, punhos e calcanhares, afeta a memória e causa anemia.

A lei do sem chumbo ROhS

Quem criou a lei do sem chumbo (ROhS)?

O sistema RoHS é um conjunto de normas adotado pela União Europeia em fevereiro de 2003 e entrou em pleno vigor em 2006.

PDF atualizado das normas / diretrizes da RoHS 2021

A União Europeia disponibiliza uma página para download de guias, informações das normativas em vigor. Pelo site você também consegue baixar um PDF com guias e normas técnicas da ROhS em 2021
Página com PDF RoHS 2021

Lista de substâncias e seu limite imposto pelo ROhS

A tabela ilustra o limite imposto a elementos prejudiciais a nossa saúde ou meio ambiente.

ROhS: Tabela de restrições e itens afetados
Substância Limite Aplicações
Chumbo (Pb) 0,1% (1000mg/Kg) Soldas, cabos elétricos, fios, plásticos, componentes
Mercúrio (Hg) 0,1% (1000mg/Kg) Chaves, monitor LCD, Relays
Cádmio (Cd) 0,01% (100mg/Kg) Cabos elétricos, fios, pontos de contato
Cromo hexavalente 0,1% (1000mg/Kg) Tratamento de superficie
Polibromato bifenil (PBB) 0,1% (1000mg/Kg) Plásticos, placas de circuito impresso (antichamais)
Éter difenil polibromato (PBDE) 0,01% (100mg/Kg) Plásticos, borracha, placas de circuito impresso (antichamais)
* PPM é equivalente a mg/Kg

Como obter a certificação RoHS?

No Brasil a SGS Group site da empresa trabalha ajudando fabricantes, varejistas e fornecedores de produtos elétricos e eletrônicos, a fazerem testes e obterem selos e certificações.

Testes de Conformidade das diretrizes da RoHS 2021

A QIMA, também disponibiliza guias de testes de conformidade com a lei. Para baixar em PDF acesse a Página com guias rápidos para baixar

o RoHS da Califórnia

Apesar de nos Estados Unidos não existir nenhuma norma similar ao RoHS ou ao WEEE, o Estado da Califórnia aprovou uma lei proibindo o comércio de qualquer equipamento eletrónico que tenha tido sua venda proibida na Europa por causa da presença de metais pesados. Esta lei, que é chamada “o RoHS da Califórnia”, entrou em vigor em Setembro de 2003, com Janeiro de 2007 como o prazo final para que todas as empresas se adequem.

o RoHS no Brasil

No Brasil, não há uma norma específica que elimine as substâncias descritas na RoHS. Porém, os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, ao adquirir bens, devem exigir critérios de sustentabilidade ambiental, entre eles “que os bens não contenham substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS”.


Em 2018 o Governo do Trabalho discutiu a legislação para eletroeletrônicos já chamada de “RoHs brasileira”. página para notícia no site do Governo Federal


O maior desafio que a RoHS traz é a substituição do estanho e chumbo que são amplamente usados como soldas entre os componentes eletrônicos por materiais alternativos como a prata, o cobre e o bismuto.


Algumas empresas, mesmo sem obrigação, já identificam na embalagem do produto selos sob o título “RoHS Compliant”, tornando público que o produto é complacente às diretrizes do documento. É também comum o termo “lead-free” (livre de chumbo), quando se discute a fabricação de um produto sem a utilização do chumbo.


A Bakelitsul usa a diretiva RoHS em seus produtos sempre pensando no bem estar e na satisfação, com respeito e seriedade a seus clientes.